Notícias

Traga sua ENTIDADE para o COEP Pelotas

Nossa rede precisa crescer com sua ajuda, venha participar!

Leia mais

A Rede de Mobilização Social de Pelotas

Saiba mais sobre o COEP Pelotas/RS

Leia mais

Laboratório Betinho

Conheça o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania

Leia mais

Razão Social

Sua empresa sabe qual é...?

Leia mais

Radio COEP Pelotas

Nossa rede nas ondas da Radiocom FM e Via internet

Leia mais

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Núcleo Comunitário da Defesa Civil – Rural (NUDEC – Rural)


  Participar ativamente do processo de construção da sua comunidade é dos maiores exemplos de exercício de cidadania. Nas comunidades mais distantes, o poder público-estatal muitas vezes (na maioria delas) não consegue agir, seja pela distância, seja pelo “esquecimento”. Quando isso acontece, é necessário que as populações se organizem e tomem para si o dever de gerir sua comunidade. É que está sendo feita na zona rural de Pelotas com a criação do Núcleo Comunitário da Defesa Civil – Rural (NUDEC – Rural).          


  Um NUDEC é um esforço para que a população se envolva na prevenção de acidentes e catástrofes. Tal esforço é válido pois, além da população conhecer melhor as regiões, estando mais apta a prevenir os danos, ela normalmente é a primeira a chegar aos locais atingidos precisando, portanto, de treinamento para atender as possíveis vítimas.
            
Desde agosto do ano passado, após demanda do 1° Seminário de Mudanças Climáticas e Pobreza na Região Sul, o COEP - Pelotas, a EMATER, a Defesa Civil do Estado, EMBRAPA e integrantes da zona rural pelotense tem feito um esforço de articular os Núcleos nos 9 distritos da colônia.
            Foi com esse intuito que foi realizado mais uma reunião de organização do NUDEC, desta na vez na comunidade São Matheus, tendo sido realizada a reunião na paróquia Santa Maria. As comunidades estiveram representadas por seus moradores que ouviram integrantes do COEP, Cruz Vermelha e do NUDEC - Centro. Todos se mostraram interessados em prosseguir com os trabalhos e organizar as coordenações locais. A partir de maio, serão iniciadas as capacitações dos moradores, que serão treinados para atender as demandas das situações de calamidade.

Postar um comentário

 
Back To Top