Notícias

Traga sua ENTIDADE para o COEP Pelotas

Nossa rede precisa crescer com sua ajuda, venha participar!

Leia mais

A Rede de Mobilização Social de Pelotas

Saiba mais sobre o COEP Pelotas/RS

Leia mais

Laboratório Betinho

Conheça o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania

Leia mais

Razão Social

Sua empresa sabe qual é...?

Leia mais

Radio COEP Pelotas

Nossa rede nas ondas da Radiocom FM e Via internet

Leia mais

terça-feira, 23 de abril de 2013

Entrega do Prêmio Betinho 2012



Herbert de Souza, conhecido como Betinho, foi um sociólogo brasileiro que deflagrou um movimento chamado “Ética na Política”. Desse movimento e de outras lutas surgiu o Comitê de Entidades no Combate à Fome pela Vida, o COEP. Com o objetivo de reunir instituições, empresas, comunidades e pessoas na luta contra a miséria e visando desenvolver projetos de responsabilidade social que assegurem o exercício da cidadania, o COEP atua com uma rede de mobilizadores que articulam iniciativas de responsabilidade social.

Fomentar atitudes cidadãs é tarefa árdua que exige capacidade de articulação pessoal em conjunto com as comunidades. Às vezes, o fruto de um trabalho com essa visão não se resume a um projeto executado, e sim a uma série de realizações que perduram por anos e décadas. Para agraciar tais esforços, foi criado o Prêmio Betinho Atitude Cidadã.

No ano de 2012 o escolhido para receber a homenagem foi o Padre Armindo Luis Caponi. Natural de Canela\RS, o Padre chegou à colônia Maciel (zona rural de Pelotas) em meados dos anos 70 e desde então figura como líder comunitário, religioso e político na região. Desde a articulação necessária à instalação dos serviços de energia elétrica e telefone (inexistentes antes da sua chegada na colônia) até a construção de uma rádio comunitária, todas as ações do padre são no sentido de valorizar o trabalhador e o meio rural, e consequentemente, a melhoria da qualidade de vida nessas localidades. O padre também envolveu-se ao longo dos anos, em projetos como a criação da primeira “feira livre” da cidade de Pelotas, possibilitando o comércio diretamente entre o produtor agrícola e o consumidor, além da estruturação de uma cooperativa dos fruticultores e dos apicultores, melhorando as condições de remuneração do trabalhador rural. Além dessas iniciativas, Padre Caponi tem um trabalho contínuo de articulação com as populações indígenas e quilombolas, sempre estimulando a organização dessas pessoas, de modo que da construção coletiva de atividades surja as mudança necessária ao momento.

 
Por causa desse envolvimento, Caponi foi justamente agraciado com o Prêmio Betinho 2012. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 19 de abril, na Colônia Maciel. O evento teve apresentações culturais de moradores da zona rural, entre eles os indígenas e o músico e agricultor Marco Gottinari.


Postar um comentário

 
Back To Top