Notícias

Traga sua ENTIDADE para o COEP Pelotas

Nossa rede precisa crescer com sua ajuda, venha participar!

Leia mais

A Rede de Mobilização Social de Pelotas

Saiba mais sobre o COEP Pelotas/RS

Leia mais

Laboratório Betinho

Conheça o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania

Leia mais

Razão Social

Sua empresa sabe qual é...?

Leia mais

Radio COEP Pelotas

Nossa rede nas ondas da Radiocom FM e Via internet

Leia mais

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pelotas e a economia solidária



Iniciativas voltadas à Economia Solidária têm encontrado, na cidade de Pelotas, espaço para debate e implementação. 
Segundo o site do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), a Economia Solidária “(...) constitui o fundamento de uma globalização humanizadora, de um desenvolvimento sustentável, socialmente justo e voltado para a satisfação racional das necessidades de cada um e de todos os cidadãos da Terra seguindo um caminho intergeracional de desenvolvimento sustentável na qualidade de sua vida”. Tendo em mente esta perspectiva, pode-se afirmar que a Economia Solidária constitui-se numa alternativa à exploração predatória do trabalho humano bem como resgate da dignidade de trabalhadores e trabalhadoras e forma organizacional que foge à lógica do consumo\lucro além de promover a inclusão social.
Em Pelotas, ainda neste mês, foi inaugurada a “Nossa Casa”, local destinado a receber empreendimentos voltados à economia solidária. Localizada na Rua Lobo da Costa, numero 1274, ela terá a finalidade de abrigar as atividades solidárias locais, além de promover atividades de formação e capacitação e de fomentar políticas públicas para a área. O projeto da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) é de instalar uma casa em cada uma das nove regiões funcionais do Estado. A casa de Pelotas já é a terceira, depois de Porto Alegre e Caxias do Sul receber empreendimentos similares.


A criação da Nossa Casa em Pelotas não passa somente por um projeto do governo estadual, tampouco por uma coincidência na implementação de algum plano social. Pelotas é forte nesse contexto. O estabelecimento da Casa vem a complementar os esforços de uma série de cooperativas e entidades da sociedade civil organizada que já discutem e trabalham com o tema há mais tempo.
Outra iniciativa que está se desenvolvendo é a utilização, por parte de algumas comunidades e associações, da moeda social ou complementar. A moeda social é considerada uma alternativa a pratica monetária tradicional, que visa o lucro a partir do juro. Com a moeda social, tem-se um sistema complementar da economia, que visa desenvolvê-la localmente. Além disso, valoriza a auto-gestão (por ser criada, distribuída e controlada pelos próprios usuários) e auxilia na distribuição de recursos dentro da própria comunidade.
Vale lembrar: durante a Semana do Audiovisual (SEDA), a Casa Fora do Eixo Pelotas irá lançar sua Moeda Social, o Sopapo. Dia 25 de maio, às 14 horas, acontece a primeira reunião aberta para empreendimentos que queiram tirar dúvidas, conhecer e integrar o sistema Sopapo. A Casa Fora do Eixo Pelotas fica na Rua Almirante Tamandaré, 608.

Postar um comentário

 
Back To Top