Notícias

Traga sua ENTIDADE para o COEP Pelotas

Nossa rede precisa crescer com sua ajuda, venha participar!

Leia mais

A Rede de Mobilização Social de Pelotas

Saiba mais sobre o COEP Pelotas/RS

Leia mais

Laboratório Betinho

Conheça o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania

Leia mais

Razão Social

Sua empresa sabe qual é...?

Leia mais

Radio COEP Pelotas

Nossa rede nas ondas da Radiocom FM e Via internet

Leia mais

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Prêmio Betinho Atitude Cidadã - 2013


Estamos nos ultimos dias da votação para o Prêmio Betinho 2013. Nesse ano, estamos divulgando o trabalho dos catadores e recicladores de lixo, aqueles que garantem a reciclagem de resíduos sólidos. Entrar no site, ler suas historias e votar significa apoiar o trabalho dessa gente que gera a propria renda e modifica a realidade pelas próprias mãos. Entre no site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho e participe!

Perfil dos candidatos:

 
Ana Maria Soares

Ana Maria é uma mulher de muitas histórias: professora aposentada, pedagoga, teóloga. Há mais de 50 anos lidera o Grupo Cidadania e Vida e luta pelo empoderamento dos envolvidos, que são os protagonistas de suas conquistas. Vencendo os preconceitos e a pobreza, conquistou no magistério e na pedagogia valores que a levaram a trabalhar na rua, ou seja, com os mais pobres e necessitados. Foi a primeira idealizadora da organização de catadores e catadoras no município de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Acompanhou a criação do primeiro galpão de reciclagem do município, e com tristeza, viu seu fechamento com a troca do governo municipal. Mas, a semente do cooperativismo foi plantada e a luta pela igualdade social persevera até hoje. Representa o início dos movimentos sociais, tem ideias e opiniões fortes e diz: “O que não admito é uns terem tanto e outros quase nada".

 Claudemir Souza Carvalho

Desde os seis anos de idade, Claudemir, mais conhecido como ‘Doca’, trabalha como catador de materiais recicláveis. Na época, ele conta que do lixo vinham apenas osso, vidro, ferro e latas. Atualmente, aos 44 anos e uma vida dedicada a este trabalho, a coleta de materiais ficou mais difundida e a reciclagem é um trabalho rentável, que lhe rende o sustento de sua família e também o reconhecimento na região onde mora, no Jardim Europa, área central de Pelotas, e na região em que atua, na Feira da Fraternidade.



Elaine Grutzmann

Elaine Grutzmann representa a força e a organização da Cooafra (Cooperativa de Agentes Ambientais do Fraget). Começou o trabalho da reciclagem na Associação Fraget e com o passar do tempo, seu interesse com catadores e recicladores foi aumentado. No Bairro Fragata, em Pelotas, onde mora, Dona Elaine hoje é referência na área para proferir palestras e orientação às novas cooperativas de reciclagem que surgem no município.

Postar um comentário

 
Back To Top