Notícias

Traga sua ENTIDADE para o COEP Pelotas

Nossa rede precisa crescer com sua ajuda, venha participar!

Leia mais

A Rede de Mobilização Social de Pelotas

Saiba mais sobre o COEP Pelotas/RS

Leia mais

Laboratório Betinho

Conheça o Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania

Leia mais

Razão Social

Sua empresa sabe qual é...?

Leia mais

Radio COEP Pelotas

Nossa rede nas ondas da Radiocom FM e Via internet

Leia mais

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Começa hoje o I COPENE SUL










           Começa hoje o I COPENE SUL. O primeiro Congresso dos/as Pesquisadores/as Negros/as da Região Sul irá ocorrer no IF-SUL de Pelotas, durante os dias 24 (quarta-feira) ao 26 (quinta-feira) deste mês. O objetivo do evento é promover o encontro de pesquisadores/as negros/as da Região Sul do Brasil e países do Cone Sul, debater a lei 10639/03 e refletir sobre educação e as relações étnico-raciais no sentido de apresentar, avaliar e propor novas ações direcionadas à população negra através de produções científico-acadêmicas e saberes vivenciais. As atividades serão organizados em dez eixos onde os pesquisadores poderão expor suas ideias em torno de discussões como “mídia e negritude”, “educação, ensino e diversidade étnico-racial”, “linguagens e corporeidade”, entre outras.
            Confira a programação:
(24/07)
·         14h - Reunião de NEABIs
Abertura  
·         20 h - CONFERÊNCIA: Historicidade da lei 10639/03 e o papel do/a intelectual negro/a na educação com a Professora Dra. Petronilha Beatriz G. Silva (UFSCAR)
(25/07)
·         8h às 12h – Comunicações
·         13h30 às 15h30 - Passeio Histórico por Pelotas
·         16h às 18h horas - MESA: Trajetória da produção de conhecimento negra na Região Sul do Brasil e a pesquisa no âmbito das relações étnico-raciais  como potencializadora  para implementação da lei 10639/03 com os professores:
Dr. Paulino de Jesus  Francisco Cardoso (UDESC)
Roberto Santos (ULBRA)
Dra. Zélia Amador de Deus (UFPA)
·         20h - DEBATES: História e cultura africana e afro-brasileira: diálogo entre as fronteiras legais e pedagógicas e  desafios frente às conquistas obtidas, com os convidados:
Ms. Dora Bertúlio (AGU)
Profa. Beatriz Santos (Coordenadora da “Unidad Temática por los Derechos de los Afrodescendientes - Intendencia de Montevideo / UTDA – IM”)Prof. Dr. Jean Batista (FURG)
(26/07)
·         8h às 12h – Comunicações
·         13h30 às 15h30 - Oficinas
Correlato às oficinas: Encontro das Organizações Negras RS, SC, PR (articulada por CODENE RS)
·         16h às 18h - PAINEL Lei 10639/03 para além das fronteiras da educação, com os convidados:
Profa. Dra. Aline Cunha (UFRGS) - Lutas em relação às questões de  gênero e especificidades da mulher negra;
Prof. Ms. Marcos Silva (NEN/SC) - Luta para inserção no mercado de trabalho  através de um reconhecimento identidário-político que a lei 10639/03 propicia
Profa. Dra. Marta Messias - (Unipampa /Uruguaina) - Luta para colocar a arte negra (linguagens artísticas e corporais, elementos para além da performance) como instrumento/metodologias  políticas para além da escola;
Profa. Dra. Sonia Marques (Unioeste) - Luta pela questão da regularização fundiária em territórios de quilombos
·         20h - MESA: História, cultura africana, identidades  e  diálogos fronteiriços: desafios de uma luta antirracista, com os convidados:
Profa. Dra. Dina Picotti (Diretora do Instituto de Pensamiento Latinoamericano e Diretora do doutorado de Filosofía do mesmo curso)
Prof. Marcos Corizzo (Coordenador da Cátedra Libre de Estudios Afroamericanos do Instituto de Culturas Aborigenes de Córdoba)
Profa. Ms. Terezinha Juraci Machado da Silva (Universidade Nacional de Asunción, Paraguay - Leitora do MRE no Colégio Experimental Paraguay-Brasil)
·         22h - Festa de Encerramento.

PARA SABER MAIS, ACESSE O SITE DO EVENTO:
http://social.ucpel.tche.br/copenesul/

Postar um comentário

 
Back To Top